NOTÍCIAS

Temporada 2016 está na sua metade e Honda lidera

31/08 de 2016 - 18:30

Montadora japonesa se destaca com três vitórias; todas as cinco marcas já subiram ao lugar mais alto do pódio esse ano

A Copa Petrobras de Marcas está em seu sexto ano e sempre foi marcada pela alta competitividade e regularidade entre as montadoras participantes e pelo alto nível de seus pilotos. Atualmente, a categoria conta cinco marcas que se revezam nos lugares mais altos do pódio. São elas: Honda, Renault, Toyota, Chevrolet e Ford.

A Honda, com seu Civic, é a maior detentora de títulos da categoria até o momento. De 2010 a 2015, foi a melhor em quatro campeonatos de pilotos (três com Ricardo Mauricio em 2012, 2013 e 2014 e um com Vitor Meira em 2015) e em dois pelas montadoras, conquistados em 2013 e 2015. A Toyota também se destaca na história do Brasileiro de Marcas sendo a melhor montadora por dois anos (2012 e 2014).

Em 2016 serão disputadas oito rodadas duplas no total e já chegamos à metade da temporada. As últimas corridas foram realizadas no circuito de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, entre os dias 25 e 26 de junho. A Honda vem se destacando novamente e lidera até o momento, tanto o campeonato de pilotos, com Gustavo Martins (JLM Racing) na frente, e também como a melhor montadora, somando 285 pontos. São três vitórias (uma para cada piloto: Vicente Orige, Gustavo Martins e Daniel Kaefer), três segundos e três terceiros lugares para a marca japonesa.

A segunda melhor marca até agora é a francesa Renault, que compete com o Fluence. Até o momento são duas vitórias (uma para Fábio Carbone e outra para Guilherme Salas), quatro segundos lugares e dois terceiros para a montadora, que está com 256 pontos no total.

A Chevrolet, com o Cruze, está na terceira posição com 170 pontos, a Toyota, com seu Corolla, vem em seguida com 153 e a Ford, de Focus, aparece na quinta colocação, com 108 pontos. Essas três apresentam uma vitória cada – respectivamente com Nonô Figueiredo e Felipe Tozzo -, confirmando ainda mais o nível de igualdade e de competição da categoria que coloca o seu carro nas pistas. A próxima rodada dupla acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, entre os dias 10 e 11 de setembro.