NOTÍCIAS

Sem descanso: duplo expediente para Rodrigo Baptista

09/09 de 2015 - 11:10

Pela terceira vez estreante vai enfrentar maratona de quatro corridas em dois dias, com carros completamente diferentes

Pela terceira vez no seu primeiro ano no automobilismo Rodrigo Baptista enfrentará uma maratona de quatro corridas em dois dias, com carros completamente diferentes. Neste final de semana (12 e 13/9) o jovem vai comemorar o seu aniversário de 19 anos disputando simultaneamente a quinta rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas e da Fórmula 3 Brasil, no Autódromo Internacional de Campo Grande.

"Não tenho muita experiência em Campo Grande. Lá é uma pista que dei apenas umas voltas no final do ano passado e nem foi com o carro da categoria principal da Fórmula 3, tampouco com carro de tração dianteira. Fazendo as duas categorias, a vantagem é que vou treinar mais e lembrar mais do circuito", lista como ponto positivo. 

O ponto negativo de fazer tantos treinos e corridas num curto espaço de tempo, ainda mais com carros com reações opostas - o Fórmula 3 é um monoposto leve e com tração traseira e o Toyota Corolla é um veículo fechado, mais pesado e com tração dianteira -, é a possibilidade de baixa umidade e alta temperatura ambiente características da capital do Mato Grosso do Sul, o que pode exigir mais do condicionamento físico do piloto.

"O meu patrocinador tem me proporcionado um excelente preparo físico e uma boa nutrição, então isto não tem sido problema para mim. Ademais, fiz uma consulta sobre as condições metereológicas para o final de semana, e as temperaturas estarão amenas e com alguma possibilidade de chuvas", alerta o representante da HTPro Nutrition.

"Também não tive problemas em fazer quatro corridas seguidas e com carros tão diferentes nas outras duas vezes. Na primeira vez em que isto aconteceu, no Velopark (RS), consegui excelentes posições de largada nas duas categorias, venci na Fórmula 3, e tive grandes disputas no pelotão da frente no Marcas. Na segunda vez, em Curitiba (PR), tive problemas nas duas categorias, mas andei sempre entre os cinco mais rápidos", relembra Rodrigo Baptista.

Como subiu no pódio pela primeira vez na sua última participação na Copa Petrobras de Marcas, e justamente com uma vitória após grandes ultrapassagens na seletiva pista de Goiânia (GO), Rodrigo Baptista está animado para continuar andando no pelotão da frente. 

"Esta minha primeira vitória no Marcas me dá mais confiança para as próximas corridas. Quero manter um bom ritmo e ir pontuando para ajudar a Toyota terminar o ano em uma boa posição", espera o 11º colocado na Copa Petrobras de Marcas
, piloto da Toyota Bassani Racing

"Para a Fórmula 3 espero pontuar para voltar a brigar pelo vice-campeonato, esse é meu objetivo. Também gostaria muito de subir no pódio, já que faz tempo que não faço isto, desde a minha vitória no Velopark, quatro meses atrás", planeja o quarto no campeonato da Fórmula 3 Brasil
, onde pilota pela equipe PropCar Racing.