NOTÍCIAS

RZ Motorsport vive incomum clima de estreia em Santa Cruz do Sul

02/06 de 2016 - 14:50

Depois de seis temporadas, categoria fará sua primeira corrida no circuito no interior do RS, piloto mais experiente e vencedor do grid, Marques destaca clima diferente

Durante cinco temporadas o Campeonato Brasileiro de Marcas passou por vários circuitos brasileiros, mas um em especial nunca foi utilizado pela categoria, que reúne cinco grandes montadoras - o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Neste final de semana, esse tabu será quebrado, com a rodada dupla da terceira etapa da categoria acelerando no circuito localizado no interior do Rio Grande do Sul.

A RZ Motorsport é um dos mais experientes times da categoria, onde já conquistou o título de vice-campeã de marcas e pilotos, além de 17 vitórias e oito pole positions, ao longo de quatro temporadas na categoria. 

"Diferença sempre existe de uma pista para outra, mas temos que nos adaptar e fazermos o melhor trabalho. A equipe está passando por um grande momento no campeonato, subimos no pódio nas duas primeiras etapas com o Thiago (Marques), inclusive com vitória, somando a isso tem a experiência da equipe na Stock Car, que apesar de serem carros bem diferentes, acaba sendo um ponto positivo", analisou Robson Fernandes, chefe da equipe.

Piloto da RZ Motorsport por três temporadas, Thiago Marques é o único competidor, que está desde a corrida inaugural do Marcas, dono de cinco vitórias com o time paranaense, viverá a expectativa de um estreante neste fim de semana.

"Temos um carro muito competitivo desde o primeiro treino da temporada e isso anima e nos faz acreditar, que mesmo com o lastro do sucesso que é de 70 kg, seremos competitivos. Vamos batalhar para sairmos dessa prova líderes do campeonato", disse Marques, segundo colocado na tabela de classificação, apenas dois pontos do líder, Gustavo Martins.

A outra dupla da RZ, formada por Patrick Choate e Luiz Razia também está confiante com a prova em Santa Cruz do Sul. "Eu fico mais a vontade em correr essa etapa em relação às provas do Velopark e de Goiânia porque a inexperiência pesa muito contra mim, pois não conheço as pistas, então esse vai ser um bom termômetro para podermos colocar todos os pilotos no mesmo patamar, que eu estou experimentado nessa temporada de estreia. Alguns pilotos já conhecem a pista de outras categorias, mas eu acho que a maioria não e isso vai ser bom para mim. Estou muito entusiasmado com essa etapa, que tende a me beneficiar", explicou o paulista.

Companheiro de Choate, Razia já correu em Santa Cruz do Sul, antes de ficar sete anos na Europa, onde correu na GP2 e foi piloto de testes da F1. "Para esse final de semana é a classificação, para classificar bem e buscarmos um pódio. Nosso carro está leve e temos que aproveitar essa vantagem. Eu corri em Santa Cruz do Sul, em 2005, de Fórmula Renault, não lembro a pista, mas acho que não vai ser difícil de me adaptar. Acho interessante voltar 10 anos depois e dividir a pista com muitos pilotos que hoje correm na Stock Car, como o Marcos Gomes, Felipe Lapenna, entre outros. É legal ver que muitos pilotos de uma geração deram certo e se destacam no esporte", destacou o baiano.

As atividades na pista terão início no sábado, com dois treinos livres. O sábado é curto, com a classificação às 15h10 e a corrida 1 às 16h45. A corrida 2, tem largada às 10h10 (de Brasília), no domingo.