NOTÍCIAS

Luiz Razia estreia na categoria pela Bassani Racing

22/04 de 2015 - 16:00

Baiano de 26 anos, vice-campeão da GP2 em 2012, faz sua primeira corrida na categoria neste fim de semana no Velopark (RS), pilotando um Toyota Corolla

Piloto com ampla experiência nas principais categorias do automobilismo mundial, como GP2 e Formula 1, Luiz Razia tem pela frente um novo desafio. O baiano fará sua estreia na CopaPetrobras de Marcas neste fim de semana (24 a 26 de abril) no autódromo do Velopark, na zona metropolitana de Porto Alegre, com o Toyota Corolla #28 da equipe Bassani Racing. 

Após cinco anos correndo na Europa, Razia disputou em 2014 a Indy Lights, categoria de acesso à Formula Indy, e ficou no top-5 do campeonato. Neste ano, o piloto de 26 anos participou da Corrida de Duplas na abertura da temporada da Stock Car com o piloto Lucas Foresti. 


“Estou muito animado, e quero agradecer ao Bassani por me dar esta oportunidade. Vai ser legal, embora eu nunca tenha andado no Velopark, nem na categoria e nunca guiei um carro de corrida de tração dianteira. É simplesmente tudo novo para mim, mas é como andar de bicicleta: se você pegar uma de downhill ou de speed, você vai saber andar”, comparou.


Com o Corolla, Razia terá a primeira experiência com carros de corrida de tração dianteira, e acredita que essa adaptação será o principal foco do trabalho com a equipe, comandada por Eduardo Bassani. Porém, a passagem por diferentes categorias e ambientes deixa o baiano confiante em ter um fim de semana competitivo. 


"Essa será a minha primeira vez em um carro de tração dianteira, algo que só via em carros de rua e agora vou tentar me adaptar na pista. Fiz toda a minha carreira em formulas, mas as categorias de Turismo no Brasil estão muito consolidadas, as corridas são atrativas, tem mais contato... O Brasileiro de Marcas é uma boa aposta das montadoras, a lista de pilotos é muito competitiva, e vai requerer bastante experiência do Bassani para me ajudar no final de semana, mas acho que estou com a pessoa certa e só tenho a agradecê-lo, assim como aos meus apoiadores, por confiarem no meu profissionalismo. Vamos trabalhar bastante para buscar o melhor resultado possível. Correr de novo no Brasil é um grande prazer".

Os treinos livres e a classificação acontecem já na sexta-feira. No sábado, a primeira corrida está marcada para às 17h, enquanto a segunda prova da rodada está marcada para às 10h de domingo, ambas com 25 minutos mais uma volta e transmissão ao vivo do Portal Terra. A Band trasmite em TV aberta as duas corridas no domingo seguinte.