NOTÍCIAS

Denis Navarro carrega 80 quilos extras

Líder da Copa Petrobras de Marcas, piloto compete na primeira prova da etapa de Brasília com pesagem máxima do “lastro de sucesso”

Líder da Copa Petrobras de Marcas, com 36 pontos, o pilotos Denis Navarro espera, em Brasília, fazer uma etapa de regularidade. Por ter saído do circuito gaúcho de Tarumã com o 1º lugar, o piloto #5, da Toyota Bassani, larga na 1ª prova deste final de semana com 80 quilos de peso extra.

Trata-se da pesagem máxima do “lastro de sucesso”, que é colocado nos carros dos oito primeiros pilotos que conseguem as melhores colocações. Para Denis Navarro, por causa dos 80 quilos, a opção será fazer uma corrida estratégica em Brasília. “O problema é carregar um pouco mais de peso. Mas vamos trabalhar focados para carregar o maior número de pontos daqui. Estar em primeiro sempre é importante, porém, pela dificuldade do peso extra, se manter entre os três na classificação não é ruim”, disse.

De acordo com a nova regra criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a tabela do “lastro de sucesso” que vigora em 2014 é a seguinte: 80 kg para o 1º; 70 kg para o 2º; 60 kg para o 3º; 50 kg para o 4º; 40 kg para o 5º; 30 kg para o 6º; 20 kg para o 7º, e 10 kg para o 8º. A primeira corrida da primeira etapa da Copa Petrobras de Marcas, que ocorreu em Viamão-RS, e as duas últimas da temporada são as únicas em que os carros não largarão com o ”lastro de sucesso”.

O sistema de peso extra não é acumulativo. A redistribuição dos lastros acontece prova a prova. Além disso, o “lastro de sucesso” não pode ser contabilizado para que veículo e o piloto atendam o peso mínimo previsto pelo regulamento técnico. Durante todo o transcorrer de uma corrida, o peso do veículo não deve ser inferior a 1.090 quilos.